Sobre

André Filur é artista visual autodidata, nasceu e vive em São Paulo (Brasil).

Inicialmente ilustrador, descobriu no graffiti a possibilidade de expandir e intervir em diferentes meios, mas à medida que sua investigação se aprofunda, seu trabalho passa a transitar em diversos suportes e técnicas.

Sua pesquisa baseia-se na arte popular brasileira e seus misticismos, com ênfase nas carrancas do São Francisco, nos ex-votos, em simbologias de matrizes africana e indígena com um olhar contemporâneo.

Além disso, dentro de sua pesquisa, o artista busca resgatar sua ancestralidade e a retratar sentimentos vividos. Dessas referências, Filur tem uma forte relação com os seus sonhos, muitas de suas obras já se manifestam antes mesmo do início de sua execução, em um contato direto com seu universo onírico. A imagem e a escolha das cores, assim como o título já lhe são apresentadas nessa relação íntima com o universo holístico, já antevendo o desdobramentos para projetos e exposições.

Nessa relação, as obras de Filur são uma nova forma de mesclar questões e materiais contemporâneos com suas próprias mitologias, ressignifica a iconografia e constrói novos símbolos, criando uma nova imaginária popular e sacra.